fbpx

Borracha vedante da porta de Refrigeradores e Freezers

Higienização ar condicionado
março 23, 2018
Vazamento ou fuga de Micro-ondas
março 23, 2018

Borracha vedante da porta de Refrigeradores e Freezers

Quando a borracha da porta dos refrigeradores ou freezer está danificada (quebrada, rasgada, retorcida, etc.), leva o motor a trabalhar muito mais e refrigerar de forma […]

Abrir e fechar a porta excessivamente prejudica o funcionamento da geladeira.
Verdade. Quando a porta é aberta, o ar frio sai. Ao fechá-la, recomeça o processo para gelar e manter a temperatura ideal. Quanto mais tempo aberta, maior será a troca de calor e a energia consumida.

Refrigerador perto de fontes de calor “força” o aparelho.
Verdade. Evite posicionar a geladeira próxima a fogão e micro-ondas para que o equipamento não seja forçado a trabalhar mais e gastar mais energia para manter a temperatura interna ideal.

Após desligado, o refrigerador pode ser religado a qualquer momento.
Mito. Sempre que desligar o aparelho, especialmente para transportá-lo de um lugar a outro, espere duas horas para colocá-lo na tomada novamente. É o tempo necessário para que o gás e o óleo em seu interior se assente. Em caso de viagens longas, inclusive, recomenda-se limpar e desligar a geladeira para economizar energia.

O degelo acelera com secador de cabelo, água quente ou faca.
Mito. Qualquer um desses artifícios podCarvão e café dentro da geladeira combatem odores ruins.
Em tese, sim. Mas também deixam seus aromas permanentes. Para evitar mau cheiro no eletrodoméstico é aconselhável investir em produtos que contenham filtro.

Geladeiras frost free não precisam ser desligadas.
Verdade. A tecnologia desse tipo de refrigerador já promove o degelo automático. O ar circula o tempo todo no aparelho. Também evita odores internos.

Colocar alimentos ainda quentes no refrigerador é prejudicial ao quipamento.
Verdade. E ao alimento também. A geladeira demora a resfriar e a comida fica mais tempo exposta ao ataque de micro-organismos. Além disso, o alimento em temperatura elevada esquenta os outros que já estavam armazenados.

A grade atrás da geladeira é ótima para secar roupas e tênis.
Em tese. Até seca. Mas essa grade é o condensador, que faz a troca de calor do sistema de refrigeração. Quando são colocados panos pendurados ou sapatos, o funcionamento desse sistema fica prejudicado.

FREEZER

1 | DEFINIR UMA TEMPERATURA MUITO ALTA
Zero grau (ou até mesmo abaixo de zero) é a melhor temperatura para armazenar alimentos congelados a longo prazo. Leve isso em conta na hora de programar o seu freezer. Se você achar que o sorvete fica muito duro e difícil servir com a colher, armazene-o na porta. Ali, a temperatura não é tão alta. Não prejudique a qualidade dos outros alimentos por causa dele.

2 | MANTER O CONGELADOR QUASE VAZIO
Um freezer cheio mantém a temperatura melhor do que um vazio. Isso acontece porque os alimentos congelados também produzem uma massa de ar frio. Toda vez que você abre a porta, esses alimentos ajudam o eletrodoméstico a manter a temperatura e ele precisa fazer menos esforço para eliminar o ar quente que entrou. Apesar de ser melhor ter um freezer cheio de alimentos, não é bom que ele esteja completamente lotado. O ar precisa de espaço para circular lá dentro.

3 | NÃO EMBRULHAR OS ALIMENTOS CORRETAMENTE
Não importa se você usa papel-alumínio, filme plástico ou saquinhos. Na hora de proteger os alimentos para congelar, o importante é envolvê-los de forma bem justa para eliminar qualquer ar em volta. Isso pode prejudicar o alimento. A mesma dica vale para aqueles armazenados em potes com tampas. Nesses casos, você deve preencher o recipiente quase até o topo. Não se esqueça apenas de deixar um espaço, já que o alimento se expande após o congelamento.

4 | CONGELAR ALIMENTOS POR MUITO TEMPO
Sim, alimentos congelados também têm prazo de validade. Após um longo tempo no freezer, você vai notar que o sabor e a textura não serão os mesmos. Por isso, na hora de congelar, é importante etiquetar cada um deles com uma breve descrição e a data em que foi congelado. Também não deixe de organizar os mais antigos à frente, para que sejam usados primeiro.

5 | “PERDER” ALIMENTOS NO FREEZER
Pode parecer estranho, mas isso é mais comum do que você imagina. Quantas vezes você já abriu o freezer e se deparou com um congelado sem forma e sem cor, praticamente irreconhecível? Ou então, tirou um alimento grande e encontrou um pequeno lá no fundo? Organizar o freezer e etiquetar os alimentos, como falamos na dica anterior, é fundamental.

Fale conosco